Roteiros
E as paisagens pelas bordas de Ibitipoca

ROTEIROS

A riqueza natural e cultural das Serras de Ibitipoca guardam alguns encantos que você precisa incluir no seu roteiro de viagem.

Conheça alguns destaques!

Para uma melhor experiência, contrate um operador local.

  • Volta das Transições

    O Circuito Serras de Ibitipoca apresenta o 1º roteiro de cicloturismo da Zona da Mata de Minas Gerais, percorrendo serras, campos e florestas, pedalando em uma aventura pelos mais remotos e belos caminhos do interior. ​ Bora pedalar?

  • Trilha Transmantiqueira

    A Transmantiqueira é uma Trilha de Longo Curso (TLC) que atravessa a serra da Mantiqueira no sentido oeste-leste, com um percurso que ultrapassa 1.100 km de extensão, cruzando mais de 40 municípios dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro e promovendo a integração de mais de 30 Unidades de Conservação.

  • Alto Rio Grande

    No planalto do Alto Rio Grande, onde os municípios de Santana do Garambéu, Bom Jardim de Minas, Lima Duarte e Andrelândia se conectam através das águas de um dos mais importantes rios do país, o Rio Grande! As possibilidades de lazer e aventura são inúmeras! Os destaques são atividades aquáticas como canoagem e floating ao mountain bike, caminhadas, banhos de cachoeira, vôo livre e até passeios em veículos 4x4 e 4x2, pelas paisagens das Serras da Boa Vista, do Cruz e dos mares de morros do Planalto do Alto Rio Grande. Isso sem contar o charme dos pequenos povoados, como Souza do Rio Grande, com sua arquitetura tradicional.

  • Vale do Rio Preto

    O Vale do Rio Preto respira história! A região foi berço da opulência do período do café, nela a Fazenda Santa Clara representa com muita imponência essa importante e reflexiva parte da história da região e do Brasil. Mas os atrativos não se resumem à imponente fazenda. A cidade de Rio Preto conta com um roteiro histórico em seu centro que ainda guarda importantes prédios da época e assim como Santa Rita de Jacutinga, que mesmo sendo a cidade das cachoeiras, tem também seu patrimônio histórico. Vale ressaltar que este roteiro é um mix de história e atrativos naturais, pois o visitante terá a possibilidade de visitar atrativos exclusivos em cada uma das cidades.

  • Ciclorrotas de Santa Rita de Jacutinga

    Uma região repleta de atrativos naturais, com paisagens emolduradas pela Serra da Mantiqueira. É nesse contexto que estão localizados dois belíssimos roteiros de cicloturismo: a Volta das Transições e o Ciclo Jacutinga. A Volta das Transições tem início e encerramento em Santa Rita de Jacutinga, percorrendo 10 municípios e 25 povoados da Zona da Mata, Vertentes e Sul de Minas. São 7 etapas, percorrendo 390km, em sua maioria por estradinhas de terra, revelando as belezas da região das Serras de Ibitipoca. Também tendo como ponto de partida o município, o Ciclo Jacutinga passa por Minas Gerais e Rio de Janeiro, duas regiões turísticas (Circuito Serras de Ibitipoca e Vale do Café) e sete municípios, com 15 percursos e mais de 678km de extensão.

  • Paraíso Perdido e Serra do Governo

    Belíssima caminhada nas serras de Bom Jardim de Minas num roteiro que reúne vários tipos de atrativos: grutas, cachoeiras, mirantes e formações rochosas surpreendentes. A vegetação é densa e diversificada e nele é possível tomar refrescantes banhos de cachoeira e fazer uma bela caminhada nas montanhas da Serra do Governo com mirantes com visão para várias serras da região. Atrativos: Poço do Coração, Cercas de pedras, Cachoeiras do Paraíso Perdido, Serra do Governo, Gruta do Chapadão, Cachoeira do Geraisinho e Cachoeira das Pitangueiras.

  • Funil – Serras e Cachoeiras

    Funil é o destino certo para aventureiros que queiram fazer caminhadas ou apenas para quem quer sossego, relaxando nas inúmeras cachoeiras existentes, algumas de água cor de chá. No povoado, pertencente a Rio Preto, dá para visitar a Gruta do Funil – localizada dentro da Vila, uma caverna cheia de histórias, conferir a lenda do Mirante do Burro de Ouro e a pequena floresta de Cambuí ou se aventurar nas cachoeiras do Café, Amorosa, Coelho entre outras, sem falar no magnifico Parque Estadual Serra Negra da Mantiqueira. A maior parte das atrações exige disposição do visitante para caminhadas, mas a paisagem é a recompensa. Sua vegetação possui toda a beleza e exuberância da Mata Atlântica, com extensas matas nebulares, candeais e campos rupestres.

  • Roteiro Rural e ecológico da Serra de Lima Duarte

    Um roteiro pelas margens e topos da Serra de Lima Duarte, percorrendo parte do vale do Rio do Peixe e margeando o Pico do Pão de Angu. Próximo à vila histórica de São Sebastião do Monte Verde, o destaque é o Complexo de Cachoeiras do Arco-Íris, com quedas d’água de até 50m. Nos arredores da cidade o destaque é o Alto da Boa Vista, com pequenas cachoeiras e um por do sol de tirar o folego ! Neste pedaço de Lima Duarte se vivencia a ruralidade da Serra da Mantiqueira, visitando o projeto Entre Serras Turismo Rural, com propriedades particulares que oferecem a experiência e a simplicidade da vida no meio rural.

  • Água Santa e Janela do Céu parte baixa

    Vivencie momentos inesquecíveis na Serra da Água Santa, a 1400m de altitude, com vista panorâmica de 360° da região dos campos e Zona da Mata. A gruta das águas milagrosas, como reza a lenda, banho na Cachoeira Três Meninos, o voo da águia chilena (ou serrana) e não pode faltar a foto no Mirante do Lobo Guará. Ali pertinho, as belas quedas da famosa cachoeira Janela do Céu, que descem do Parque Estadual do Ibitipoca, num roteiro que inclui ainda lagos e trilhas na Mata Atlântica e a refrescante Banheira Real, bem debaixo do paredão do Parque.